1. locais de interesse

     

    Com uma extensa área montanhosa (cerca de 70.000 ha), o Parque Nacional da Peneda-Gerês, estende-se desde o planalto de Castro Laboreiro ao da Mourela, incluindo as serras da Peneda, do Soajo, da Amarela e do Gerês. É também a primeira área protegida a ser criada em Portugal, em 1971. A orientação do relevo, as variações de altitude e as influências atlântica, mediterrânica e continental conferiram a toda a área características botânicas particulares traduzidas na existência de uma flora diversificada, cujo símbolo é o lírio do Gerês, espécie endémica da Península Ibérica. A fauna do parque nacional foi outrora a mais rica do país, quando existiam na zona o urso pardo e a cabra-montês. Contudo, apesar do desaparecimento destas espécies, apresenta, ainda hoje, uma grande variedade de espécies dais quais se destacam: o corço, o lobo ibérico, a águia-real, a raposa e o javali, entre outras espécies.
     
    A visita a uma área protegida deve ser feita de modo a perturbar ao mínimo o ambiente natural envolvente. Só assim será possível desfrutar em pleno das paisagens, sons e cheiros que tornam o parque nacional num local único no nosso país.
     
    As entidades competentes, para tornar a estadia dos visitantes e a experiência mais agradável, recomendam:
    • Não conduza o carro para fora das estradas;
    • Siga os caminhos e os trilhos existentes;
    • Não faça lume;
    • Leve consigo o seu lixo ou coloque-o nos recipientes apropriados;
    • Não colha plantas, flores, cogumelos, frutos ou amostras minerais;
    • Respeite as indicações dos guardas, vigilantes e técnicos do parque;
    • Cumpra os regulamentos de caça e pesca.
     

    Atividades recomendadas

    Passeios Pedestres - Se gosta mesmo de passeios pedestres, não perca a visita a Pitões das Júnias, uma aldeia onde se guardam antigos costumes comunitários. Apesar dos difíceis acessos, e de a maior parte do caminho ter de ser realizada a pé, o passeio vale a pena, não só pelas magníficas cascatas e pequenos ribeiros que se cruzam pelo caminho, mas também pela visita ao antigo Mosteiro de Santa Maria a aparecer no meio da paisagem.
     
    Escalada no Minho - As atividades de escalada que são oferecidas em toda a área protegida do Gerês, proporcionam momentos do mais puro contacto com a natureza.
     
    Desporto em rios do Minho - Os rios, as ribeiras, as barragens e as albufeiras do Minho proporcionam momentos de aventura e de adrenalina pura aos praticantes de desporto.

     

Powered by: TextoVirtual.com